O LDA

Em 1986 o Departamento de Arquitetura e Urbanismo, percebendo a necessidade da implantação de um espaço para disponibilizar o crescente acervo, composto tanto pela documentação produzida pelo curso, bem como por mapas e plantas vindas do Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (IPUF), cria o Laboratório de Pesquisa e Documentação – LPD.

Neste primeiro momento, o LPD ocupava a antiga sala de monitoria do TCC/ECV no terceiro andar do prédio central do CTC, e seu objetivo era acondicionar este material adequadamente para evitar sua deterioração, e também para servir de fonte de pesquisa.

Em 1994 o LPD passa a se chamar Laboratório de Documentação e Acervo (LDA) e recebe seu primeiro funcionário que iria trabalhar na organização, na catalogação e na preservação do acervo. Em 1995 o Departamento de Arquitetura mudou-se para o “prédio novo”. Em 1997 recebeu seu primeiro computador. Em 1999 foi contratado um bolsista do curso de Biblioteconomia para realizar a catalogação eletrônica do acervo.

Configurado como o coração do curso, o LDA passou a ser utilizado sistematicamente pelo conjunto da escola, tendo uma circulação média de 30 pessoas diariamente, sendo uma extensão do espaço da sala de aula.

O LDA destina-se a disponibilizar recursos informacionais e acesso à informação aos seus usuários, tanto discentes, docentes, servidores técnico-administrativos do Departamento de Arquitetura e Urbanismo e de outros departamentos da UFSC quanto a comunidade em geral.

Seu acervo é composto, em sua maioria, por doações. Conta com aproximadamente 3000 exemplares de livros; 2000 exemplares de periódicos divididos em 67 títulos diferentes; 1450 TCCs em A3, A4, CDs e pendrives; 436 dissertações e 30 teses. Em seu quadro funcional consta um professor supervisor e uma funcionária.

Apesar de existir há mais de 30 anos, o LDA torna-se mais importante a cada dia, como um espaço de encontros e pesquisas, não só para alunos e professores da UFSC, mas também para pesquisadores de outras instituições.

Ir para página inicial